"Juntos contra o bullyng".
AUTORA
Professora Eva Elisabet dos Santos da Silva, quarto ano B
Durante o mês de abril, realizamos com os alunos do quarto ano o projeto “Juntos contra o bullyng”, com o objetivo de promover a empatia, o respeito às diferenças e a valorização da convivência harmoniosa no ambiente escolar. Através de atividades lúdicas e reflexivas, os estudantes foram levados a compreender o que é o bullying, suas consequências e como podem agir de forma positiva diante dessas situações.
O projeto foi desenvolvido em etapas. Iniciamos com a exibição de vídeos educativos que abordavam situações comuns de bullying, seguidas de rodas de conversa nas quais os alunos compartilharam experiências e sentimentos. Essas trocas foram fundamentais para despertar a escuta ativa e o respeito mútuo.
Em seguida, realizamos dinâmicas de grupo com foco na cooperação e na valorização das qualidades individuais e dinâmicas.
Como culminância do projeto, os alunos participaram da criação e encenação de pequenas peças teatrais, nas quais representaram situações de bullying e possíveis soluções. A atividade permitiu que eles se colocassem no lugar do outro, refletindo sobre os papéis de agressor, vítima e espectador. As apresentações foram realizadas para outras turmas da escola, ampliando o alcance da mensagem.
Ao final do projeto, foi notável a mudança na postura dos alunos, que passaram a demonstrar maior empatia, respeito e responsabilidade nas relações interpessoais. Através do teatro, das dinâmicas e das práticas vivenciadas, conseguimos tornar a aprendizagem significativa e transformadora.
Professora Eva Elisabet dos Santos da Silva, quarto ano B
Durante o mês de abril, realizamos com os alunos do quarto ano o projeto “Juntos contra o bullyng”, com o objetivo de promover a empatia, o respeito às diferenças e a valorização da convivência harmoniosa no ambiente escolar. Através de atividades lúdicas e reflexivas, os estudantes foram levados a compreender o que é o bullying, suas consequências e como podem agir de forma positiva diante dessas situações.
O projeto foi desenvolvido em etapas. Iniciamos com a exibição de vídeos educativos que abordavam situações comuns de bullying, seguidas de rodas de conversa nas quais os alunos compartilharam experiências e sentimentos. Essas trocas foram fundamentais para despertar a escuta ativa e o respeito mútuo.
Em seguida, realizamos dinâmicas de grupo com foco na cooperação e na valorização das qualidades individuais e dinâmicas.
Como culminância do projeto, os alunos participaram da criação e encenação de pequenas peças teatrais, nas quais representaram situações de bullying e possíveis soluções. A atividade permitiu que eles se colocassem no lugar do outro, refletindo sobre os papéis de agressor, vítima e espectador. As apresentações foram realizadas para outras turmas da escola, ampliando o alcance da mensagem.
Ao final do projeto, foi notável a mudança na postura dos alunos, que passaram a demonstrar maior empatia, respeito e responsabilidade nas relações interpessoais. Através do teatro, das dinâmicas e das práticas vivenciadas, conseguimos tornar a aprendizagem significativa e transformadora.
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