Explorando os Substantivos Coletivos com Jogo da Memória
AUTORA
Professora Karla Priscila Biczkowski Monteiro, quarto ano D
Durante a aula de Língua Portuguesa, os alunos do 4º Ano D da Escola Municipal do Jardim Tangará participaram de uma atividade lúdica com o objetivo de reforçar o aprendizado sobre os substantivos coletivos. A professora Karla Priscila Biczkowski Monteiro propôs a construção e aplicação de um jogo da memória especialmente elaborado com pares de palavras e imagens relacionadas aos coletivos, como “enxame” para abelhas e “esquadrilha” para aviões.
A atividade foi realizada em sala de aula, em duplas e trios, promovendo a interação entre os alunos, ao mesmo tempo em que incentivava a fixação do conteúdo de forma divertida. Por meio da manipulação dos cartões e da associação entre palavra e imagem, os estudantes exercitaram o raciocínio lógico, a leitura, a memória e a concentração.
A escolha pela atividade lúdica proporcionou um ambiente leve e motivador, reforçando o conteúdo de maneira prazerosa. O uso de jogos pedagógicos, como o da memória, é uma importante ferramenta de ensino, pois estimula o interesse do aluno, facilita a assimilação dos conceitos gramaticais e promove o aprendizado colaborativo.
Professora Karla Priscila Biczkowski Monteiro, quarto ano D
Durante a aula de Língua Portuguesa, os alunos do 4º Ano D da Escola Municipal do Jardim Tangará participaram de uma atividade lúdica com o objetivo de reforçar o aprendizado sobre os substantivos coletivos. A professora Karla Priscila Biczkowski Monteiro propôs a construção e aplicação de um jogo da memória especialmente elaborado com pares de palavras e imagens relacionadas aos coletivos, como “enxame” para abelhas e “esquadrilha” para aviões.
A atividade foi realizada em sala de aula, em duplas e trios, promovendo a interação entre os alunos, ao mesmo tempo em que incentivava a fixação do conteúdo de forma divertida. Por meio da manipulação dos cartões e da associação entre palavra e imagem, os estudantes exercitaram o raciocínio lógico, a leitura, a memória e a concentração.
A escolha pela atividade lúdica proporcionou um ambiente leve e motivador, reforçando o conteúdo de maneira prazerosa. O uso de jogos pedagógicos, como o da memória, é uma importante ferramenta de ensino, pois estimula o interesse do aluno, facilita a assimilação dos conceitos gramaticais e promove o aprendizado colaborativo.
Comentários
Postar um comentário