Horta na escola, Turmas A e B Jornada Ampliada

AUTORA
Nome do autor: Aline Gabriela Molenda.
Cargo: Professora de Ensino Fundamental Séries Inicias – Jornada Ampliada.
Turma: Jornada Ampliada A e B.
Turma A: 5 alunos
Turma B: 20 Alunos


As Turmas da Jornada Ampliada da Escola Municipal Jardim Tangará, dentro do projeto Vamos Ler, através da orientação da professora Aline Gabriela Molenda, trabalham o tema alimentação saudável, reaproveitamento de matéria orgânica e horta na escola.

Desta forma no início do ano letivo os alunos aprenderam o que a compostagem e como fazê-la, podendo ser em diferente ambientes, deste utilizar um balde como recipiente até fazer um buraco no quintal na terra. No caso deles na escola a compostagem é realizada na composteira grande feita de madeira, onde os alunos iniciam a mesma colocando uma base de terra, em seguida é colocado a matéria seca como folhas, capim seco, caixa de ovo e/ou papelão, em seguida é colocada a matéria orgânica espalhada e a última camada novamente matéria seca e assim aumentando as camadas ao longo dos dias de acordo com a necessidade.

A próxima etapa foi criar vasinhos de suculentas e mudas de buchinhos, para compreenderem como fazer o plantio, misturando o adubo, a terra, fazendo uma base e colocando as mudinhas e cobrindo-as com terra. Com isso, agora que as mudas de hortaliças, verduras e legumes os alunos já tinham uma pequena noção de como plantá-las.

Então, fizemos a preparação dos canteiros retirando ervas daninhas e matos, retirando pedras e revirando a terra, além de fazer as covas. Assim os alunos colocaram o húmus e misturando a terra colocaram as mudinhas, cobriram com a terra e depois colocaram por cima cinzas, borra de café e casca de ovo para espantar caracóis e formigas. Os alunos puderam plantar alface, beterraba, repolho, salsinha, cebolinha e cenoura, além de arrumar e replantar o canteiro das couves. Agora plantarão também mudas de framboesa e amora na escola.

Para finalizar, falamos sobre como é importante a alimentação saudável, que eles poderão aproveitar o que plantaram para o almoço da jornada quando colhermos e que é importante sempre comer um pouco de cada alimento, mesmo que o alimento não seja o seu preferido. Assim eles também assistiram uma vídeo aula do projeto vamos ler em parceria com a Unimedi sobre a alimentação saudável.

E assim, os alunos continuam trabalhando e aprendendo como Guardiões do Planeta no projeto EcoAventura, juntamente com o projeto Vamos Ler.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compreendendo o TDAH, TEA e TOD

Explorando as Formas – Geometria com Objetos do Cotidiano

Todos contra a Dengue